Experiência de Integração das TDIC na escola para o Ensino Fundamental
Quando o aluno vem para a sala de informática, várias possibilidades se abrem para ele, primeiro a oportunidade de aprender a utilizar corretamente o computador, aprender a usar essa tecnologia, pois nem todos possuem em casa, e atualmente se torna necessário saber usar o computador, na escola, na faculdade, em um futuro emprego, é provável que o aluno precise utilizar essa ferramenta pois muitos perdem a oportunidade hoje em dia, por não terem esse conhecimento.
Na sala de informática o aluno interage com o colega, aprende a dividir, pois normalmente eles sentam em dupla, e precisam dividir o tempo (45 minutos) com o colega, é interessante perceber que muitas vezes, eles gostam de escolher um jogo que podem jogar em dupla, eles precisam conversar, chegar a um consenso, isso é bom.
E o objetivo principal, aprender, existe uma diversidade de jogos educacionais, de todas as disciplinas, pode-se planejar aulas, com jogos para cada disciplina e dessa forma auxiliar os alunos com dificuldades, pode-se escolher um jogo que auxilie, por exemplo, na tabuada, normalmente os alunos possuem dificuldade para decorá-la, para isso existem vários jogos educacionais como: tabuada do Dino, jogo de multiplicação Smartkids e assim por diante.
Integrar o Jogo educacional com as disciplinas da sala de aula da muito certo, o jogo de palavrinhas (Brincando com Arie 2) ajudou os alunos a entenderam a escrita de várias palavras, outros jogos educacionais também foram utilizados para auxiliar os alunos.
O único desafio encontrado foi a dificuldade de alguns alunos na utilização do jogo, pois ainda possuem dificuldade na leitura e escrita, na integração não houve dificuldade pelo fato de ser aula de informática.
Se houvesse possibilidade, seria interessante que as turmas que possuem aulas de informática, (1º à 5º Ano) tivessem 2 aulas de informática por semana, acredito que auxiliaria na aprendizagem das crianças.